O que está buscando?

PAF Atletismo retorna ao Sesi Piracicaba

Programa Atleta do Futuro promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita

03/11/202216:51- atualizado às 17:25 em 06/01/2023

O Centro de Atividades do Sesi Piracicaba oferta a partir deste  trimestre a tradicional modalidade esportiva olímpica para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, pelo Programa Atleta do Futuro. Após cinco anos sem treinos na unidade, em virtude de reformas estruturais e pandemia, o Atletismo foi reincorporado no cronograma de eventos da unidade.

Com dois encontros semanais de 60 a 90 minutos, cerca de 200 alunos praticam e aprendem a modalidade por meio de metodologia própria do SESI-SP.

 

As aulas são ministradas pela professora Isabelle Silva, que apresenta forte ligação com o esporte, filha de ex-atletas vem de uma família ligada a modalidade. A professora iniciou no Atletismo através do PAF em 2012 no CAT Piracicaba, vivenciando o atletismo no correr, saltar e lançar, destacou-se nas provas de arremesso e lançamentos, representou o SESI-SP até 2020 como atleta do Alto Rendimento na prova de Lançamento do Martelo, conquistou os títulos de Campeã Estadual e Campeã Brasileira nas categorias SUB-16, SUB-18, SUB-20 e SUB-23, representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos SUB-18 (Argentina) e foi Vice Campeã Mundial Escolar na Gymnasíade (Turquia).

Até 2007 a pista de Atletismo era de pó de carvão, a partir de 2008 recebeu uma nova estrutura, com um alto investimento do SESI na modalidade, tornando-a em material sintético, reconhecida pela Confederação Brasileira de Atletismo e World Athletics. Ao longo dos últimos anos recebeu grandes eventos de Atletismo, portanto os alunos praticam a modalidade em um espaço de alta qualidade.

Compartilhando conhecimento e técnicas

Para celebrar a retomada, em parceria com a Associação Regional de Atletismo – ARA e Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), o CAT SESI Piracicaba sediou a 4ª etapa do Circuito Regional de Atletismo (CRA/LESTE).

Participaram mais de 16 municípios, diversas equipes e aproximadamente 450 atletas, com idades entre 6 e 17 anos. O SESI foi representado pelos alunos de Santo André e de Piracicaba, que mesmo em fase inicial de imersão no esporte, tiveram a oportunidade de aprofundar o contato com a cultura esportiva e o ritmo de grandes competições.

Para Mirella Cagliari, Coordenadora de Qualidade de Vida a retomada do Atletismo tem grande significado para a região, sediar um circuito neste momento fortalece e amplifica  o olhar para o esporte. “Havia uma grande expectativa da unidade em relação ao projeto do Atletismo, fomos duplamente presenteados, inicialmente  pela recepção do público que brevemente mostrou uma grande adesão ao esporte, e na sequência a oportunidade de sediar o expressivo evento do ARA. Esses dois fatores se somam de forma única,  fortificando o movimento em nossa unidade.”, conclui.  

Leia também