O que está buscando?

Cena Livre 2023 traz diversidade da arte e transformação através da cultura em encontro final na cidade de Piracicaba

Projeto destaca diversidade nas artes cênicas com tema 'Coração no Ritmo da Terra', promovendo reflexão e transformação. Espetáculos acessíveis em várias cidades reforçam compromisso cultural do Sesi-SP

30/10/202317:35- atualizado às 17:38 em 30/10/2023

O Cena Livre 2023 é um projeto imersivo no universo das artes cênicas, valorizando e enaltecendo a diversidade e as diferentes perspectivas.  

Desde setembro deste ano, unidades do SESI-SP receberam espetáculos juntamente com oficinas, o que permitiu que aos participantes ampliem suas habilidades e proporcionando novas perspectivas. Seu encontro final está marcado para acontecer entre os dias 2 e 5 de novembro, na cidade de Piracicaba. Além das encenações dos Núcleos de Artes Cênicas do Sesi-SP, os alunos irão participar de oficinas e bate-papo com profissionais, vivências artísticas entre outras atividades referentes ao processo criativo. 

O tema central escolhido foi "Coração no Ritmo da Terra", provocando reflexões profundas sobre o "EU", o "NÓS", o "OUTRO" e o "TODO", incentivando a compreensão da nossa própria identidade e a aceitação da diversidade. A singularidade de cada grupo é ressaltada em seus espetáculos, apesar de todos partirem do tema conceito, que se inspirou em autores como Ailton Krenak e Bell Hooks, propondo aprendizagens orientadas pela partilha e compreendendo a importância do coletivo. As trajetórias próprias e genuínas se manifestam nos palcos, traduzindo em arte as experiências, anseios e questionamentos do nosso tempo.  

Os espetáculos aconteceram nas unidades do SESI das cidades de Campinas, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto, com suas respectivas agendas culturais, de 15 de setembro até 22 de outubro. 

O Cena Livre 2023 compõe uma oportunidade de vivenciar e explorar com montagens que vão além do palco. O projeto empodera os alunos ao proporcionar um espaço criativo para futuros artistas e apreciadores da linguagem teatral, onde podem explorar suas identidades, ideias e experiências por meio da arte cênica. As montagens do Módulo Encenação se transformam em um veículo poderoso de expressão e transformação social, reforçando a essencialidade da arte como meio de reflexão e crítica. 

Neste ano o projeto levou espetáculos a diferentes cidades que não possuem Teatro do SESI-SP.  Uma iniciativa fundamental para ampliar o acesso à arte e proporcionar momentos enriquecedores. 

A liberdade criativa presente no Encontro Cena Livre encoraja a experimentarem novas abordagens, linguagens e estilos, compartilhando as vivencias durante a temporada de apresentações em sua unidade e nos diferentes espaços de encenação.   

A iniciativa é uma ferramenta importante para que o SESI-SP permaneça reforçando seu compromisso com a cultura acessível, transformação social e formação humana, ampliando horizontes artísticos e inspirando um futuro inclusivo. 

Confira abaixo o cronograma do Cena Livre 2023:  

02/11 - QUINTA -FEIRA

SESI PIRACICABA  

12h: Recepção e Cortejo  

12h30: Almoço   

13h30: Abertura  

14h30: Espetáculo GNU VS TERRA - 14 anos (São José dos Campos) 

15h30 às 16h30: Bate papo e Mediação  

16h30 às 17h: Lanche  

18h: Bate papo com a atriz Titina Medeiros  

20h: Espetáculo Equus Africanus Asinus - Livre para todos os públicos (Ribeirão Preto) 

21h: Bate papo e Mediação  

22h: Jantar  

 

03/11 - SEXTA-FEIRA

10h: Espetáculo SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PORÁ - Largo dos Pescadores, Rua do Porto  

12h: Almoço  

13h às 15h: Oficinas   

15h30: Espetáculo Ilhas de plástico ou Ideias para criar um paraquedas - Livre para todos os públicos (São José do Rio Preto) 

15h30 às 16h30: Bate papo +mediação  

16h30h: Lanche  

17h30 às 19h: Mesa Temática - Teatro de Grupos e Teatro de Rua  

19h30: Espetáculo O Sertão de Nós Mesmos - Livre para todos os públicos (Espetáculo Itapetininga) 

21h: Bate papo + Mediação  

22h: Jantar  

  

04/11 - SÁBADO 

10h às 12h30: Oficinas   

12h30: Almoço  

14h: Espetáculo Raízes Brasilis: Histórias de Povos e Lugares - 12 anos 

(Campinas)  

15h às 16h: Bate papo + Mediação  

16h30: Lanche  

17h às 19h: Mesa imersiva – Compartilhamento de processos externos  

20h: Encerramento e jantar dançante  

 
05/11 - DOMINGO 

10h: Fechamento do Encontro – Ação Artística Pedagógica  

11h: Deslocamento para unidades 

Leia também