O que está buscando?

SESI PIRACICABA REALIZA MOSTRA CINE SESI-SP NO MUNDO: HOLANDA INFANTOJUVENIL

Com o apoio da Eye Film Institute Netherlands, o museu do cinema dos Países Baixos, a unidade exibe sete filmes da programação da mostra Holanda Infantojuvenil. De 13 de maio a 24 de junho, as crianças e adolescentes poderão conhecer um jeito diferente de se fazer filmes para jovens.

 Por: Núcleo de Comunicação
08/05/201916:11- atualizado às 15:51 em 09/05/2019

Em cartaz de 13 de maio a 24 de junho, a mostra Cine SESI-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil aborda o universo da criança com temáticas que podem ser aplicadas em diferentes fases da vida. Uma oportunidade para entender um pouco mais sobre o cotidiano, hábitos e formas de educação dos jovens de uma cultura tão diferente.

Com exibições às segundas-feiras no SESI Piracicaba, a programação inclui sete longas-metragens que exibem histórias comuns – desentendimentos entre meninos e meninas, dificuldades na escola, conflitos familiares –, sendo fonte de identificação para adolescentes e crianças os desafios enfrentados pelos protagonistas, expondo outras formas de lidar com seus problemas. São comédias, dramas, aventuras e suspenses para todos os gostos e públicos.

A Holanda, como é popularmente conhecido O Reino dos Países Baixos, tem como princípios a defesa dos direitos da criança: a liberdade, cooperação e o diálogo. Os jovens e crianças de lá foram eleitos os mais felizes do mundo em pesquisas da OCDE. O segredo desse sucesso é referente ao ambiente construído desde cedo, gerando responsabilidade e independência. A liberdade na escola e fora dela, e a confiança dos pais para conversar com suas famílias. A cultura também colabora para esses resultados, o tempo gasto ao ar livre, educação, mobilidade e a atenção à saúde tornam as crianças satisfeitas à boa convivência.

A mostra tem apoio da Eye Film Institute Netherlands, o museu do cinema da Holanda, dedicada a uma renomada coleção de filmes que pode emocionar de maneiras semelhantes a outras formas de arte, entretenimento, patrimônio cultural e fonte de informações.

 “Como já havíamos trabalhado com o Institute em uma mostra de filmes voltada ao público geral, resolvemos explorar e escolher algo diferente dessas exibições do cotidiano, como por exemplo, filmes de super-herói, que circula na mídia atualmente. Com o tema infantojuvenil, além de mostrar algo diferente ao público, revelamos problemas semelhantes aos da vida. Os filmes escolhidos trazem essa “pegada” de heroísmo e fantasia, porém, com uma outra percepção em que as crianças podem ter uma identificação”, comenta Eliana Garcia, analista de atividades culturais do SESI-SP.

Serão 42 apresentações gratuitas percorrendo as unidades do SESI-SP em todo o Estado. A curadoria do SESI-SP propõe aproximar o público da cultura holandesa, do olhar preciso para a vida cotidiana, com leveza, humor e dramaticidade. O público pode fazer as reservas de ingressos para as exibições pelo sistema Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi. Todas as sessões são gratuitas.

 

Programação:

DATA

FILME

HORÁRIO

GÊNERO

CLASSIFIC.

DURAÇÃO

13/05

Alfie , o Pequeno Lobisomen

19h30

Aventura

Livre

89 min.

20/05

Quais São as Chances?

19h30

Infantojuvenil

Livre

86 min.

27/05

Aprender é divertido

19h30

Comédia

Livre

80 min.

03/06

Dummie, a Múmia

19h30

Comédia

Livre

77 min.

10/06

Milo

19h30

Drama

Livre

94 min.

17/06

Peter Bell e o Bando do Mão Negra

19h30

Comédia

Livre

110 min.

24/06

Jogo da Vida

19h30

Suspense

Livre

109 min.

 

Sobre o Cine Sesi-SP no Mundo

Criado em 2013, o projeto tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. Realizada em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, a seleção dos filmes vai desde os títulos clássicos até os contemporâneos e democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial.

Antes da mostra Holanda Infantojuvenil, o SESI-SP já realizou outras 12 edições com seleções do cinema mundial (Panorama Contemporâneo), dinamarquês (Dinamarca em Família) japonês (Japão Jovem), holandês (Olhar Holandês), francês (França para todosCinema francês dos primórdios aos dias de hojeNovos Clássicos do Cinema Francês e A França e o Novo), alemão (Alemanha Contemporânea I e II), israelense (A Vida em Israel) e italiano (Festival de Cinema Italiano).

 

SOBRE OS FILMES:

Alfie, o Pequeno Lobisomem | Dolfje Weerwolfje

*Vencedor de melhor filme infantil no festival de Talín

Ao completar sete anos, Alfie descobre ser um lobisomem, que se transforma nas noites de lua cheia. Como sua família vai reagir?

Países Baixos, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português

Alfie, o Pequeno Lobisomem | Dolfje Weerwolfje
Caption

Alfie é o filho adotivo da família Vriends, que o criou com todo o carinho. O que ninguém esperava é que o menino fosse um lobisomem! Seu irmão mais velho, Timmie, o ajuda a manter segredo na escola, mas uma vizinha assustada acaba chamando um grupo de caçadores de alienígenas para investigar a vizinhança.

Aventura, 89 min

Direção: Joram Lürsen | Elenco: Ole Kroes, Maas Bronkhuyzen, Remko Vrijdag

 

Quais São as Chances? | Patatje Oorlog

*Indicado a melhor filme para públicos jovens no festival de Berlin

Kiek tem uma preocupação um pouco incomum para garotas de sua idade. Ela faz tudo ao seu alcance para que seu pai volte para casa são e salvo.

Países Baixos/Bélgica, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português

Quais São as Chances? | Patatje Oorlog
Caption

O pai de Kiek tem uma profissão arriscada. Ele é médico em regiões de conflitos e está indo para um pais em guerra. Quais são as chances de ele não voltar vivo de lá? A mãe explica que são poucas, mas não é o suficiente para tranquilizar a garota. Kiek então começa a fazer tudo o que pode para diminuir as chances de perder seu pai.

Infantojuvenil, 86 min                                                                     

Direção: Nicole van Kilsdonk | Elenco: Lucas Adriaanse, Pippa Allen, Kes Baxter

 

Aprender é Divertido | Mees Kees

* Vencedor de 4 prêmios, incluindo de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago.

Os alunos do professor Kees descobrem que nem todos os adultos são iguais

Países Baixos, 2012, exibição digital colorido, legendado em português

Aprender é Divertido | Mees Kees
Caption

Kees é um professor substituto que se identifica mais com as crianças, sempre prontas para se divertir, do que com seus colegas de profissão, muito preocupados com disciplina. Além de provar para a rabugenta diretora que ele é capaz de ensinar os estudantes sem tirar deles o espírito brincalhão, Kees terá que ajudar Tobias, um aluno que está em luto pela perda do pai.

Comédia, 80 min.

Direção: Barbara Bredero | Elenco: Felix Osinga, Brent Thomassen, Sanne Wallis de Vries

 

Dummie, a Múmia | Dummie de Mummie

Um garoto tímido e uma múmia milenar viram melhores amigos nessa comédia fantástica
Países Baixos, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português

   Dummie, a Múmia | Dummie de Mummie
Caption

Numa cidade pequena onde nada nunca acontece, a vida de Goos é particularmente chata. Tímido e bem-comportado até demais, o garoto não consegue participar das brincadeiras com seus amigos de escola. Até que um dia, num passe de mágica, ele se depara com a múmia de um antigo príncipe egípcio trazida de volta à vida. Dummie, a múmia, é agitado e incontrolável – o oposto de Goos! É dessa combinação que nasce uma bela amizade.
Comédia, 77 min. 

Direção: Pim van Hoeve | Elenco: Julian Ras, Yahya Gaier, Roeland Fernhout 

 

Milo | Milo

Os pais de Milo o mantém isolado das outras crianças, porque ele teria uma pele sensível. É só ao fugir de casa que o garoto descobre a verdade sobre sua condição
Países Baixos, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português

Milo | Milo
Caption

Milo, um menino solitário de 10 anos de idade, vive sob o controle rigoroso de seu pai por ter a “pele sensível”. Inflamado por sua primeira amizade, ele foge de casa para poder finalmente participar do acampamento da escola, mas nunca chega a seu destino. Em vez disso, acaba sob os cuidados de um estranho casal, que não lhe impõe as amarras as quais está acostumado. O tempo revela a verdade sobre sua doença de pele. Chocado e duvidando do amor de seu pai, Milo precisará aceitar quem ele realmente é.

Drama, 94 min.

Direção: Berend Boorsma, Roel Boorsma | Elenco: Stuart Graham, Jer O'Leary, Laura Vasiliu 

 

 

 

Peter Bell e o Bando do Mão Negra | Pietje Bell

Os habitantes de Rotterdam acham que garotos travessos como Peter Bell são um grande problema. Mas apenas o jovem herói poderá derrotar o terrível bando do criminoso conhecido como Mão Negra.

*Vencedor de quatro prêmios, incluindo o Unicórnio Dourado de melhor filme infantil do Festival de Cinema dos Alpes.

Países Baixos/Alemanha, 2002, exibição digital, colorido, legendado em português

 Peter Bell e o Bando do Mão Negra | Pietje Bell
Caption


Passado na Rotterdam dos anos 1920, o filme conta a divertida história de um garoto travesso, mas com um coração de ouro. Peter Bell, apesar da pouca idade, divide sua cidade. Alguns o detestam pelas confusões que traz; outros os adoram pelo seu sorriso gentil e seu espírito de diversão. O que ninguém esperava é que uma armação feita para pegar o garoto e acabar com suas diabruras de uma vez por todas o faria descobrir o esconderijo secreto de um perigoso bando de ladrões.

Comédia, 110 min.

Direção: Maria Peters | Elenco: Quinten Schram, Frensch de Groot, Sjoerd Metz


Jogo da Vida | Achtste-groepers huilen niet

Akkie é a melhor jogadora de futebol de sua turma. Mas vencer a partida contra a leucemia é muito mais difícil que ganhar o jogo contra os meninos.

*Vencedor de 6 prêmios, incluindo o Troféu Rembrant de melhor filme infantojuvenil.

Países Baixos, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português

 Jogo da Vida | Achtste-groepers huilen niet
Caption

Akkie não foge dos desafios. Apaixonada por futebol, estudiosa e dotada de uma personalidade forte, ela é o orgulho das meninas de sua escola – e a maior rival de Joep, que não gosta nada da ideia de ver sua classe disputar o campeonato interescolas com um time misto em campo. Para ele, apenas os garotos devem participar se turma quiser trazer o troféu para casa. Mas, quando Akkie é diagnosticada com leucemia, até seu inimigo decide que é preciso que ela melhore logo.

Drama, 96 min.

Direção: Dennis Bots | Elenco: Hanna Obbeek, Nils Verkooijen, Fiona Livingston
-------------------------------------------------------------------

 Serviço

Cine Sesi-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil

Exibições: de 13 de maio a 24 de junho

AVCB: 267227 - validade: 23/10/2021

Alvará: 1216031.2018-34 - validade: 22/03/2020

Capacidade: 320 lugares 08 para cadeirantes

Informações: (19)3403-5900 / 3403-5940

Site: https://piracicaba.sesisp.org.br

Entrada gratuita. Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

 Agendamentos: cacpiracicaba@sesisp.org.br ou 19-3403 5932 / 3403 5928.

 

 

 

Leia também