Três concertos especiais e gratuitos no SESI Piracicaba

A camerata do Núcleo de Música do SESI de Limeira abre o evento no dia 31 de agosto

 Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
08/08/201912:25- atualizado às 15:52 em 08/08/2019

Entre os dias 29 e 31 de agosto, o SESI Piracicaba recebe a segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita na unidade. Uma oportunidade de os espectadores apreciarem grupos difusores do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. Serão 3 apresentações, com ingressos gratuitos, que devem ser reservados pelo sistema Meu SESI.

Cada uma das atrações faz parte de uma série: “Villa-Lobos e a Música Brasileira” tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito; O concerto parte da série “Viagem Através da Música“ leva os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam, por exemplo, pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó; e, por fim, “Música Antiga: o início de tudo” transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV.

Durante os shows, acontece uma ação integrada de formação de público para música erudita: os grupos conversam com os espectadores sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação.

Com o intuito de valorizar e prestigiar a educação musical do SESI-SP, no dia 31, sábado, a abertura do concerto fica por conta do Núcleo de Música do SESI de Limeira, formado por alunos de nossos cursos de iniciação musical e camerata de cordas, que visam promover a excelência, o acesso à música e sensibilidade estética e artística.

A mostra acontece, simultaneamente, em 15 unidades do SESI pelo Estado de São Paulo: A. E. Carvalho, Araraquara, Birigui, Campinas Amoreiras, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos. Para mais detalhes da programação, clique aqui.

Confira as atrações da unidade e reserve seu ingresso!

Atrações

29 de agosto | quinta, 20h

Entre Prosa e Canto

Pedaços de Espanha

Entre declamações poéticas e interpretações musicais, relatos da vida na Espanha e traços sobre a cultura hispânica são expostos em harmonia com o violão. As composições de Federico García Lorca e Manuel de Falla retratam cenários pitorescos, onde moças fazem a colheita de azeitonas e os ciganos são enaltecidos.

Além de exaltar a riqueza hispânica, Entre Prosa e Canto traz aos palcos a beleza da poesia europeia e da música com temática campestre. Também ressaltada as semelhanças entre a cultura popular espanhola e brasileira.

Série: Música Antiga: O Início de Tudo

30 de agosto | sexta, 20h

Duo Auleum

A influência do Rococó Alemão na Inglaterra do séc. XVIII

Influenciados pelo estilo artístico contraposto ao clássico barroco, representado musicalmente pelo alemão Johann Christian Bach, o Duo Auleum se propõe a apresentar ao público uma mistura sinestésica audiovisual, onde instrumentos utilizados na época trazem sua magnitude sonora para os dias atuais.

Conduzidos pelo exagero característico do rococó de Jean-Honoré Fragonard, o duo leva ao repertório composições de Bach e Karl Friedrich Abel, Adagio e Allegro, presenteando o público com os sons oferecidos pela viola da gamba, cravo e virginal.

Série: Viagem através da Música

31 de agosto | sábado, 19h30

Brassampa

Toca Villa

Abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI de Limeira

Visando retomar a história da Música Clássica de forma cronológica, a partir do essencial erudito, o quinteto Brassampa apresenta há mais de 10 anos canções de musicistas indispensáveis, como Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes, Alberto Ginastera e Heitor Villa-Lobos. Eles também ressaltam a evolução da sociedade com seu repertório rico.

Composto por instrumentos de metais, o quinteto realiza concertos descontraídos, onde a musicalidade e seriedade do erudito entram em contraste com a informalidade de interagir com o público.

Série: Villa-Lobos e a Música Brasileira

 

Sobre a Mostra SESI-SP de Música Erudita

Referência no calendário musical do Estado de São Paulo, a Mostra SESI-SP de Música Erudita é, antes de tudo, uma oportunidade de conhecimento aos ouvidos ainda pouco acostumados com o estilo. Em um país multicultural como o Brasil, aberto a novas referências o tempo todo, a música erudita resiste e está mais viva a cada dia. Isso com a ajuda de entidades como o SESI-SP, que entendem a importância da conservação e difusão desse patrimônio imaterial. São obras que mudaram a sua época, não apenas na cultura, mas nas próprias dinâmicas sociais do público que teve o prazer de presenciar a euforia de sua criação.

Mais informações: clique aqui.

Leia também